Startups: dicas e conselhos para criar uma startup bem-sucedida

startups

As startups são empresas que possuem uma base tecnológica, sendo um modelo de negócios repetível, sustentável e escalável, que se dispõe a enfrentar um mercado arriscado e cheio de incertezas.

Podem atuar em diferentes segmentos, usando a tecnologia como base para seus processos internos e para a maneira como atua. Muitas pessoas acreditam que as startups são negócios digitais, mas elas não estão limitadas a isso.

Para que a organização seja considerada como tal, precisa apresentar uma proposta de negócio inovadora e que tenha potencial de crescimento. Esse conceito surgiu no início dos anos 1990, quando gigantes como o Google e o Facebook surgiram.

Geralmente, esse modelo de negócios costuma iniciar suas atividades como uma pequena empresa, mas nem todo pequeno negócio é considerado uma startup.

Para se encaixar nessa classificação, essas companhias precisam ser inovadoras, escaláveis, repetíveis, capazes de sobreviver às incertezas, flexíveis, com custos baixos, burocracia reduzida, além de muito planejamento e pesquisa.

Para ajudar os empreendedores que estão colocando uma startup no mercado, este artigo traz algumas informações importantes.

Ele vai mostrar o que fazer para ter uma startup de sucesso, quais são as principais características desse negócio, o que a organização precisa ter para ser bem-sucedida e quais são as startups de sucesso.

Quais as características de uma startup?

Para ter uma startup de sucesso, esse modelo de negócios precisa reunir algumas características importantes, que são:

  • Inovação;
  • Ser escalável e repetível;
  • Custos baixos;
  • Burocracia reduzida;
  • Planejamento e pesquisa.

Uma startup é aquela que propõe soluções inovadoras e que ainda não existem no mercado, com o propósito de resolver problemas.

Um fabricante de para peito de vidro é escalável porque consegue crescer rapidamente, sem aumentar seus custos, e isso também é uma característica de startup.

Esse crescimento depende de processos repetíveis, que consiste na entrega de produtos e serviços em escala e de maneira ilimitada.

Esse tipo de negócio geralmente surge em ambientes que apresentam grandes problemas que não são trabalhados, por isso é difícil saber se realmente vai dar certo e gerar lucros.

Com base nisso, é imprescindível que a organização possa sobreviver em um cenário repleto de incertezas. Também precisa saber se adaptar e organizar os processos, tomar decisões rapidamente e se adequar às mudanças que acontecem.

Muitas empresas desse tipo surgem sem algum tipo de investimento inicial, o que exige habilidade para saber fazer o negócio crescer, usando o mínimo de recursos.

São empresas inovadoras e que não contam com muita burocracia interna para tomar suas decisões, e quando se veem em um cenário muito incerto, conseguem desburocratizar processos.

Assim como no caso de uma empresa de controlador de acesso hospitalar, oferecem mais autonomia, flexibilidade e segurança para propor ideias e fazer melhorias.

Por fim, as startups atuam em um mercado incerto, exigindo que seus fundadores planejem e façam muita pesquisa. Só assim poderão desenvolver produtos e serviços capazes de solucionar problemas reais e as necessidades do público.

Como ter uma startup de sucesso

O sucesso das organizações, de modo geral, não é mensurado pelas conquistas isoladas, como grandes lucros e crescimento. Na verdade, o sucesso soma tudo isso, mas também considera a dedicação do empreendedor.

Para que o negócio possa se destacar, é necessário muito trabalho e estratégia, além de planejamento, boa gestão empresarial, escalabilidade e validação de hipóteses.

As startups de sucesso são aquelas que se preocupam com um planejamento sólido, que consiga resolver problemas, faturamento e custos e a partir disso ter um modelo de funcionamento que seja viável.

O empreendedor precisa estar disposto a alterar o desenho inicial, caso perceba algum erro, além da capacidade de aprender com ele. Muitas pessoas conseguem acertar na primeira tentativa, mas também sabem que pode ser necessário mudar.

Para um fabricante de prensa jacaré, a inovação é muito importante e para as startups a situação é a mesma. Por isso é fundamental ter um bom planejamento ao longo de toda a existência do negócio.

Ele é realizado periodicamente, traçando objetivos, custos e lucros, e colocar uma ideia em prática é fundamental para testar hipóteses durante o planejamento.

Por meio do contato com possíveis clientes, fornecedores e parceiros, a organização também vai criar protótipos e coletar a opinião de pessoas que estão de fora. Isso é necessário porque elas conseguem perceber o valor da solução, sem a visão do criador.

Para que a startup tenha sucesso, também é muito importante estar aberto a novas ideias, críticas e melhorias, pois caso a hipótese não seja validada, o planejamento pode ser repensado.

O empreendedor também precisa ter a capacidade de lidar com a escalabilidade da startup, pois assim fica mais fácil lidar com as contratações, problemas com os clientes e a valorização.

Conforme um fabricante de defensas metálicas galvanizadas começa a crescer, também cresce a liderança do empreendedor e sua visão estratégica, e é justamente nesse período que alguns problemas podem aparecer se não houver uma boa gestão.

Buscar a excelência na gestão empresarial é uma meta para todas as startups, pois isso ajuda a competir no mercado, inclusive com organizações maiores.

Para alcançar esse propósito, o empreendedor precisa considerar diversos dados, análises e relatórios com habilidade, investir em ferramentas de gestão que facilitam o processo e uni-las com o planejamento e a liderança.

Elementos para uma empresa bem-sucedida

Uma corporação bem-sucedida precisa contar com alguns aspectos fundamentais, e entre os principais estão:

Saber se diferenciar

A marca precisa criar produtos e serviços diferenciados, pois dentro de um mercado amplo e saturado, é imprescindível desenvolver soluções capazes de entregar valor para as pessoas.

Uma companhia de prestação de serviços pequenos reparos conseguiu alcançar o sucesso porque conseguiu identificar a necessidade do mercado em que atua e aquilo que gostaria de entregar para os clientes.

Buscar conhecimento

O empresário precisa buscar conhecimento e capacitação na área em que pretende abrir sua startup. É fundamental estar atento ao mercado e àquilo que o espera para conseguir vencer os concorrentes, se destacar e ter sucesso.

Também existem cursos de capacitação que ajudam a compreender os desafios da rotina do empreendedor, além de ajudar a desenvolver a habilidade de identificar e solucionar problemas com mais rapidez, economia e eficácia.

Organizar as finanças

A companhia só vai conseguir ter controle sobre as finanças e os lucros se o empreendedor estipular um salário para ele, que deve ser retirado na mesma data em que os pagamentos dos funcionários são feitos.

É muito importante evitar a retirada de valores fora das datas estabelecidas ou para fazer qualquer compra desnecessária. Para uma empresa de impermeabilização com manta ardosiada, é a melhor forma de controlar as finanças.

Fazer investimentos

Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como começar a fazer investimentos, por isso é muito importante identificar áreas que são mais importantes para o negócio.

Por exemplo, o departamento de marketing é essencial porque ajuda a captar clientes, da mesma forma como o setor de recursos humanos é necessário para atrair funcionários e ajudar o negócio a alcançar o sucesso.

Exemplos de startups de sucesso

O Brasil tem startups de sucesso e que inspiram milhões de empresas e empreendedores pelo país.

Uma delas é o Nubank, fundado em 2013 por Cristina Junqueira, David Vélez e Edward Wible, tendo como proposta digitalizar processos bancários.

Atualmente, possui correntistas no país todo com contas bancárias que são usadas de várias maneiras, inclusive para pagar compras de produtos e serviços, como assinatura IPTV. Seu maior destaque é a qualidade do atendimento prestado.

Outra startup que se destacou muito nos últimos anos é o aplicativo Quinto Andar, que mudou totalmente a maneira como as pessoas compram, vendem e alugam imóveis.

Criado em 2012, ele intermedia operações e dispensa o trabalho de imobiliárias e corretores. O Quinto Andar ficou conhecido como startup unicórnio, denominação destinada às empresas que ultrapassam valor de mercado de 1 bilhão de dólares.

Uma das empresas mais conhecidas do país, o iFood, também é uma startup que se tornou referência na América Latina. Desde 2011, vem implementando tecnologia e hoje atua com inteligência artificial para facilitar os pedidos.

Restaurantes de todas as partes do país fazem suas entregas pelo aplicativo, que leva os produtos para residências e empresas, como uma especializada em laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade.

Considerações finais

As startups são empresas que mudaram o mercado, por meio da tecnologia e trazendo soluções para setores que antes não eram devidamente atendidos ou nem mesmo tinham uma solução.

Elas se dispõem a atuarem em um cenário incerto porque fazem uso inteligente de seus recursos. Consequentemente, também atraem investidores e hoje já existem muitos nomes no mercado que são verdadeiros exemplos de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia e posicionamento digital sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Nossos Serviços