Vidline: gravação de tela

Vidline é um recurso que permite gravar a tela do celular, algo muito útil para criadores de conteúdo e empresas. Durante muito tempo, esse recurso ficou de fora das possibilidades oferecidas pelo Android, mas ele chegou em 2021, com o Android 11.

Esse sistema operacional possui um gravador de tela nativo, mas antes de seu lançamento, os usuários precisavam procurar aplicativos com essa função e interfaces que ofereciam um gravador próprio.

A gravação de tela é muito útil para registrar vídeos e jogos, bem como funções do smartphone. Mas se o aparelho celular não está atualizado para o sistema operacional Android 11, é necessário recorrer a aplicativos de terceiros.

Existem alguns conteúdos na internet que fazem muito sucesso, como no caso dos tutoriais e dos vídeos de jogos. Mas para que eles sejam mais didáticos e alcancem seu propósito, é necessário gravar a tela.

Só que muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer isso, embora seja um procedimento simples e rápido. Isso enriquece o conteúdo e melhora a experiência do usuário.

Abordando esse tema, este artigo vai explicar como funciona a gravação de tela, quais são os benefícios desse processo, o que é uma extensão do Google e como fazer a extensão do buscador com o Vidline.

Gravação de tela: como funciona?

Para fazer a gravação de tela, o usuário deve deslizar a tela para cima duas vezes e tocar na opção “gravação de tela”. Em alguns aparelhos, pode ser necessário deslizar a tela para a direita e encontrar a opção.

Se mesmo assim não for exibida, então é necessário clicar em “editar” e arrastar a opção “gravação de tela” para as Configurações rápidas.

Supondo que uma empresa de gerador de energia queira gravar o funcionamento de um aplicativo para seus colaboradores, precisa escolher o que deseja gravar e tocar na opção “iniciar”. A gravação começa logo após a contagem regressiva.

Para interromper a gravação, basta deslizar de cima para baixo e tocar em “gravador de tela”. Para encontrar as gravações, basta abrir o aplicativo de fotos no smartphone, selecionar a opção “biblioteca” e depois “filmes”.

Vantagens de se fazer uma gravação de tela

Utilizar um software de gravação de tela online é muito útil para as empresas, assim como para diversas profissões, como:

  • Designer;
  • Editor;
  • Gamer;
  • Streamer;
  • Redator;
  • Professor.

Também é um recurso útil para desenvolvedores de programas e que desejam mostrar como o software funciona, no entanto, ele pode ser usado de várias outras maneiras.

Pode ser usado para melhorar a sessão de brainstorming, lançar um projeto na tela, gravar pensamentos enquanto trabalha, entre outras possibilidades.

O gravador de tela também facilita a captura de jogos, criação de tutoriais em vídeo, além da transmissão de vídeos online.

Se uma empresa de aluguel de poltronas para eventos estiver interessada em criar conteúdos de vídeo em seu blog ou site institucional, pode usar um gravador de tela e aproveitar diversos benefícios.

Um deles é que esse recurso ajuda a melhorar a qualidade dos serviços, visto que fornece uma visão clara sobre o desempenho da companhia.

Ela pode monitorar o progresso para saber onde está, tendo como ajuda os materiais gravados. São informações que também melhoram as tomadas de decisão e o desempenho geral da corporação.

Isso vai ajudar a organização a encontrar maneiras de atingir suas metas e objetivos, além de reduzir muitos custos com o treinamento.

Um software de gravação de tela não precisa de nenhum tipo de equipamento especial, por isso é uma opção econômica para as corporações que querem economizar com o treinamento de funcionários.

Também reduz despesas com viagens, porque os colaboradores podem aprender de casa ou se estiverem viajando a negócios.

A organização pode gravar facilmente a tela no Windows e no dispositivo, o que torna a tarefa ainda mais fácil.

Esse sistema registra qualquer atividade que esteja sendo realizada na tela, podendo ser usado para várias finalidades, como fazer videochamadas, compartilhar jogos, criar tutoriais, entre outros.

Um fabricante de pasta personalizada para escritório de advocacia consegue até mesmo reduzir os custos com suporte porque os próprios clientes podem registrar seus problemas.

É uma forma de economizar tempo e garantir que o consumidor tenha a solução que precisa para seu problema de maneira personalizada e rápida, o que evita ligações para o suporte técnico.

O treinamento é algo crucial para os colaboradores para que possam aprimorar suas habilidades e melhorar a produtividade, mas fornecer conhecimento a todos os funcionários costuma ser algo caro e que exige muito tempo.

Por meio de um software de gravação de tela, fica muito mais fácil para os profissionais acompanharem o que está sendo feito, além de reduzir o tempo de treinamento.

O professor de um curso mopp ead, por exemplo, consegue gravar tudo o que acontece na tela de seu computador ou smartphone, incluindo a exibição de vídeos, áudio e até o movimento do mouse.

Para os novos contratados de uma companhia, é a chance de ver exatamente o que está sendo feito para que possam aplicar o processo em sua rotina de trabalho.

Também é possível registrar todas as atividades do computador de modo que os novos colaboradores tenham uma referência fácil, caso precisem de ajuda.

O que é uma extensão do Google?

Os usuários podem adicionar ficheiros (arquivos) que são conhecidos como extensões no navegador do Google. Só que muitas pessoas não sabem o que são essas extensões, para que ela serve e se realmente são obrigatórias.

As extensões ajudam a executar tarefas diferentes com o navegador em alguns sites, a extensão do Google é um pouco mais simples e aconselhável para quem nunca fez isso antes.

Para uma autoescola que oferece aula de carro para habilitados, essas extensões permitem até mesmo identificar sites que podem danificar os computadores da empresa.

O próprio Google já dispõe de uma ferramenta que faz esse trabalho, mas existem muitas plataformas que não foram denunciadas, e que por isso são verdadeiras fontes de programas maliciosos, inclusive vírus.

Como fazer a extensão com o Vidline?

Para fazer a extensão do Google com o Vidline, o usuário precisa criar uma pasta para os arquivos do aplicativo ou da extensão e criar o manifesto.

Por meio de um editor de texto, é necessário criar um arquivo JavaScript Object Notation e verificar se o código está formatado corretamente, por meio de uma ferramenta de terceiros para validar o recurso.

Na pasta de aplicativos ou na pasta da extensão, é necessário salvar o arquivo como manifest.json, criar um logotipo de 128×128 pixels para o aplicativo e salvar o arquivo como 128.png.

Depois de fazer isso, uma oficina de revitalização de pintura automotiva precisa testar o aplicativo ou extensão, de modo a verificar se ele realmente funciona no Google Chrome ou em um dispositivo que tenha ChromeOS.

Basta escolher o tipo de dispositivo de teste que precisa, fazendo login na conta do Google, em um dispositivo Chrome ou no navegador Chrome.

É necessário salvar a pasta do aplicativo ou da extensão no dispositivo de teste, e depois acessar o link chrome://extensions/

No canto superior direito, o usuário vai ativar o modo de desenvolvedor, clicar na opção “carregar sem compactação” e depois encontrar e selecionar a pasta da extensão.

Feito isso, uma empresa de troca de conector vai abrir uma nova guia no Chrome, ir na opção “apps”, clicar no aplicativo ou extensão e verificar se ele foi carregado e está funcionando corretamente.

Caso seja necessário, deve-se fazer algumas alterações no arquivo manifest.json. hospedar a pasta no aplicativo e tentar novamente, e esse processo deve ser repetido até que a extensão funcione do jeito certo.

Agora, se houver algum problema, é necessário ir até o Chrome e clicar em “mais > mais ferramentas > ferramentas do desenvolvedor”.

É necessário verificar as informações e conferir se o código ou o número de versão do aplicativo estão corretos.

Também é possível criar uma coleção de aplicativos, pois como administrador, é possível recomendar aplicativos e extensões para que outros usuários possam procurar e instalar.

Além disso, se uma loja de moveis planejados para sala pequena criou uma extensão do Chrome, pode publicar na Chrome Web Store.

Considerações finais

A internet é cheia de conteúdos e os criadores procuram resolver problemas e esclarecer dúvidas dos mais variados tipos.

Para enriquecer ainda mais esses materiais, melhorar a experiência do usuário e garantir o sucesso das pessoas, é possível gravar a tela para transmitir melhor o que está sendo feito.

Para as empresas, esse recurso também é muito positivo porque ajuda a preparar melhor seus colaboradores, melhora a habilidade deles e facilita o cotidiano de muitas formas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia e posicionamento digital sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Nossos Serviços