Internet das Coisas: impactos nos modelos de negócios

Internet das Coisas (Internet of Things) – IoT – é uma rede de objetos físicos interconectados, integrados por um software, sensores e tecnologias que trocam informações entre si.

São objetos que podem ser um simples sensor de temperatura, um carro conectado à internet, entre muitas outras possibilidades. Justamente por isso a tecnologia recebeu o nome de Internet das Coisas, possibilitando que objetos se conectem à rede.

A ideia é que esses recursos possam se comunicar uns com os outros e trocar informações, podendo ser usados para monitorar e controlar esses dispositivos, independentemente da distância.

Embora a Internet das Coisas ainda esteja dando os primeiros passos, possui uma quantidade de possibilidades ilimitadas. Por exemplo, os usuários podem utilizá-la para dispositivos simples como um smartwatch ou algo mais complexo como um carro.

A tendência é que essa tecnologia esteja cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, da mesma forma, pode ser usada em diferentes modelos de negócios, mas para isso, é necessário conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Este artigo vai explicar como a internet das coisas está impactando os modelos de negócios, quais são suas vantagens para as empresas, os desafios que apresenta, por que é importante para a transformação digital e quando deve ser implementada.

Impactos da Internet das Coisas

A Internet das Coisas é um recurso tecnológico que está gerando muitos impactos nos modelos de negócios tradicionais. Entre os mais beneficiados estão:

  • Setor automotivo;
  • Transporte e logística;
  • Varejo;
  • Setor público.

A indústria automotiva está sofrendo impactos positivos e significativos com o uso da Internet das Coisas. Assim como no caso de um fabricante de tapete para cozinha sob medida, o setor pode aplicar o recurso na linha de produção.

Os sensores conseguem identificar falhas em veículos que já estão rodando, alertando o motorista por meio de recomendações. Além disso, por conta das informações agregadas, é possível saber mais sobre a movimentação do carro.

Sistemas de transporte e logística se beneficiam de muitas formas, a exemplo do uso das condições climáticas para disponibilizar o tipo de veículo ideal.

O próprio estoque da empresa pode ser equipado com sensores que fazem o acompanhamento e o rastreamento do controle de temperatura, algo fundamental para alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos.

Quanto ao varejo, uma empresa pode utilizar a Internet das Coisas para melhorar a experiência do cliente, a cadeia de suprimentos e ainda reduzir custos operacionais.

Uma das aplicações mais comuns é utilizar beacons para enviar ofertas e promoções direcionadas, o que garante uma experiência envolvente para o consumidor.

Já no setor público, um dos benefícios de sua aplicação é poder notificar os usuários sobre interrupções em massa de água, energia ou esgoto.

Vantagens para as empresas

Um fornecedor de fita PET reciclada pode ter acesso a diversos benefícios por meio da Internet das Coisas, e entre eles estão:

Aumento da eficiência

Os gestores estão sempre procurando maneiras de garantir a eficiência no gerenciamento do negócio, e por meio da Internet das Coisas, é possível automatizar tarefas usando dispositivos inteligentes.

Eles fazem a transmissão de dados e o controle de informações automaticamente, o que eleva a produtividade de modo geral.

Um exemplo disso é o uso de dispositivos interconectados dentro de uma cadeia de suprimentos para acompanhar o trajeto de um produto, sem que para isso seja necessário o acompanhamento de um profissional.

Redução de custos

Uma vez que a operação é mais eficiente, a organização também consegue reduzir custos e gargalos comuns no trabalho manual.

As interações acontecem apenas quando for necessário, o que facilita a detecção de falhas em equipamentos, assim como outros tipos de desgaste, permitindo acionar a equipe proativamente antes que o problema piore.

A internet pode ser usada pelos usuários para procurar informações sobre produtos e serviços, como implante capilar feminino valor, mas também para agilizar o cotidiano, e a mesma coisa acontece com as organizações.

Melhora as tomadas de decisão

A geração de dados é um processo muito importante para as empresas porque as informações vão embasar as tomadas de decisão.

Dependendo do ramo de atuação da corporação, a Internet das Coisas se torna um diferencial na geração de dados, uma vez que poderá agir rapidamente.

Um dos maiores exemplos disso é o gerenciamento de estoque de maneira inteligente, em que a Internet das Coisas consegue comunicar a baixa quantidade de um produto para que ele possa ser reposto rapidamente.

Aumento do controle

Ter mais controle sobre os processos é a melhor forma de garantir que tudo o que foi planejado seja entregue, além de evitar surpresas desagradáveis pelo caminho.

Por meio da Internet das Coisas, a organização consegue trabalhar de maneira pragmática, seguindo o que foi planejado e ao mesmo tempo ter mais previsibilidade e escalabilidade de seus resultados.

Desafios da IoT

Embora o recurso traga muitos benefícios, um fabricante de placas de sinalização de segurança do trabalho construção civil precisa estar atento aos benefícios em relação à segurança de dados dentro da empresa.

O maior desafio é o fato de que alguns dispositivos possuem recursos limitados e por isso não conseguem executar funções de segurança tradicionais.

Muitos desses recursos não foram desenvolvidos tendo a segurança como prioridade. Além do mais, não existe um protocolo padrão, tanto em relação à comunicação como em relação à segurança dos dispositivos de internet.

Por conta disso, o índice de infecção por malwares pode ser maior, sem falar que a rede pode não ter a capacidade ideal de detectar dispositivos de Internet das Coisas conectados a ela ou ter visibilidade sobre aqueles que estão se comunicando.

Uma comunicação insegura não é a única brecha usada pelos invasores para coletar informações pessoais sobre os usuários. Até mesmo dados transferidos via nuvem e serviços hospedados podem ser invadidos.

Desse modo, tanto os dispositivos próprios quanto os dispositivos locais de armazenamento em nuvem ou a comunicação entre gateways podem sofrer com vazamentos.

Importância para a transformação digital

Empresas dos mais variados setores, como uma outra escola especializada em adição de categoria C, estão investindo na Internet das Coisas porque ela é considerada um fator chave na transformação digital.

Essa tecnologia está mudando profundamente os ambientes, pois por meio de sensores inteligentes, as organizações conseguem cortar gastos, aumentar o nível de automação e evitar problemas de curto, médio e longo prazos.

Outra razão que explica essa importância é o fato de que a IoT pode influenciar as companhias em diferentes cenários, pois se comporta como um mecanismo de transformação digital.

Para extrair todo o seu potencial, é fundamental que os gestores conheçam os seus impactos no dia a dia e com isso possam fazer investimentos mais lucrativos e eficientes.

Como pode ser implementada

Uma empresa especializada em adestramento de Border Collie pode implementar a Internet das Coisas em suas estratégias de várias maneiras.

O primeiro passo para fazer isso é definir as prioridades, concentrando os esforços em uma necessidade por vez. Para defini-las, é necessário observar o cenário e reunir o máximo de informações sobre a empresa e seu mercado.

Em seguida, a organização deve avaliar qual é a melhor forma de implantar esse tipo de estratégia, por meio de uma auditoria completa que vai avaliar a empresa, estrutura de rede, tipos de acesso, possíveis riscos e dificuldades de conectividade.

Depois, um centro veterinário especializado em aves vai começar a pensar na implantação. É crucial fazer esboços de projetos e protótipos que vão testar as ideias, além de criar um arquivo com as dúvidas frequentes para facilitar a compreensão.

O negócio também precisa verificar suas capacidades técnicas para compreender quais são os reais benefícios da solução para a empresa e para os clientes.

É interessante criar um questionário abordando questões relacionadas à implementação, recomendações e desempenhos.

Algumas das dúvidas mais comuns são o tipo de problema que a solução resolve, dados que precisam ser coletados, o nível de complexidade dos algoritmos e o que pode acontecer se os dados não forem transmitidos.

Após isso, um fabricante de filme PVC 1000 metros deve construir uma equipe forte, formada por profissionais de mente aberta e que sejam capazes de acompanhar as transformações no mercado.

Para atender essa demanda, é recomendável que a equipe seja multifuncional e se dedique a impulsionar a inovação. Com isso, a corporação será capaz de resolver seus próprios problemas com mais agilidade e talento.

Considerações finais

Existem várias possibilidades de aplicação da Internet das Coisas dentro das empresas, e ela é muito importante para que o negócio acompanhe as mudanças do mercado.

Isso vai desde a integração de dados corporativos por meio de um sistema ERP, até os usos domésticos mais simples e variados.

Mas dentro das empresas, é fundamental modernizar a infraestrutura tecnológica para que os resultados sejam cada vez melhores.

Por meio de um planejamento e uma equipe multidisciplinar preparada, a companhia será capaz de aproveitar todos os benefícios da Internet das Coisas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia e posicionamento digital sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Nossos Serviços