Como unir campanhas do Google Ads com o meu site WordPress

WordPress

É possível integrar as campanhas do Google Adsense ao site WordPress, sendo uma forma inteligente de monetizar esses conteúdos. No entanto, a prática exige estratégia e existem plugins específicos que ajudam a alcançar esse objetivo.

Muitos webmasters consideram essa tarefa complexa, assim como proprietários de sites. A boa notícia é que existem plugins que ajudam a fazer isso com mais facilidade. A tarefa pode ser feita manualmente ou com a ajuda deles.

Existem várias formas de gerar receitas por meio das visitas recebidas no site, e a opção preferida por muitos é a publicidade de produtos e serviços de terceiros.

As marcas podem usar bons programas para ganhar dinheiro por meio dos cliques em anúncios, e o mais popular é integrar o Google Ads ao WordPress. Mas mesmo sendo algo muito positivo para os negócios, muitos não sabem como fazer isso.

Inclusive, muitas organizações nem mesmo sabem que existe essa possibilidade, e por se tratar de algo que ajuda o negócio a crescer, é fundamental conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Pensando nisso, este artigo vai mostrar como colocar o Google Ads no WordPress, como colocar anúncios do Google no site, como adicionar um código de acompanhamento na plataforma e como monetizar um site WordPress.

Como colocar Google Ads no WordPress

Existem duas maneiras de inserir os anúncios do Google Ads no WordPress, elas podem ser feitas manualmente ou por meio de plugin.

Muitos preferem fazer isso manualmente, uma vez que não é necessário instalar plugin, entretanto, é necessário um novo widget.

Logo após fazer login no WordPress, o responsável pelo site de uma empresa de laudo NR 20 deve acessar o painel de controle, abrir a sessão “aparência” e clicar em “widgets”.

Depois, deve pressionar “adicionar widget”, selecionar “texto” e completar o título com o nome do anúncio e o conteúdo com o código HTML.

Em seguida, basta arrastar e soltar o modelo no espaço desejado para posicionar o anúncio. Finalmente, basta clicar em salvar e atualizar a página para visualizar as modificações.

Porém, o modo mais fácil de inserir anúncios é por meio de plugin, e um dos que podem ser utilizados é o Advanced Ads.

O usuário deve ir à sessão de plugins do WordPress e encontrar a opção Advanced Ads. Depois de abrir o plugin, deve ir em “configurações” e selecionar a opção “Adsense”, em seguida deve instalar e ativar.

Com o plugin aberto, o usuário vai clicar em “conectar-se à conta do Adsense” e fazer o login solicitado pelo Google. Isso vai abrir uma tela com um código HTML, que deve ser selecionado e copiado.

Se uma empresa de manutenção de prédios estiver fazendo esse processo, ela deve colar o código na tela que vai aparecer em seguida para sincronizar a conta de anúncios com o plugin.

Todos os outros campos serão automaticamente preenchidos com as informações. Na parte superior, vai aparecer um código de identificador para a conta Adsense.

Esse código deve ser copiado e colado no campo de verificação e o plugin vai adicioná-lo na seção <head> do script do site. Depois basta clicar em “salvar configurações” para concluir a verificação e usar as ferramentas.

Como colocar anúncios do Google no site

Agora, para colocar anúncios do Google no site da empresa, a primeira coisa é fazer login na conta do Google Ads. Na página inicial, o usuário vai clicar em “adicionar site”, depois vai inserir a URL do site onde os anúncios serão exibidos.

Em seguida, vai clicar em salvar, e na página inicial do Google Ads, dentro do card “conecte seu site ao Google Ads”, o usuário deve copiar o código e colar na HTML da página entre as tags <head> e </head>.

Depois basta clicar em solicitar revisão para que o anúncio comece a funcionar no site de preferência da empresa.

Como adicionar o código de acompanhamento

Um fabricante de bandeja deslizante para teclado também pode adicionar o código de acompanhamento em seu site. Quando o usuário cria uma ação de conversão na conta do Google Ads, ele receberá uma tag para adicioná-la ao site.

Ela se encarrega de acompanhar toda vez que o usuário clicar no anúncio, acessar o site e realizar uma ação que é valiosa para o negócio, como:

  • Comprar um produto ou serviço;
  • Inscrição em newsletter;
  • Preenchimento de formulário;
  • Download de conteúdo.

Antes de adicionar a tag de acompanhamento de conversões, o usuário precisa criar uma ação de conversão em sua conta no Google Ads. Para isso, deve seguir as instruções e configurar o acompanhamento de conversão no site.

Também é necessário editar a plataforma, sendo capaz de adicionar a tag ao código do site. Uma clínica de Fachada de vidro também deve identificar uma página de conversão no site para rastrear o usuário que acessar uma nova página.

Essa página pode ser de agradecimento depois que o visitante faz uma compra, entre outras possibilidades. Agora, se o proprietário quiser rastrear quando o usuário clica em um link ou botão, precisa acompanhar os cliques e conversões do site.

Como monetizar um site WordPress

É perfeitamente possível ganhar dinheiro com um site institucional no WordPress, entre algumas maneiras de monetizá-lo, as principais são:

Permitir anúncios

Para permitir anúncios e propagandas no site, basta seguir os passos mostrados no primeiro tópico, e com isso, a plataforma começa a gerar uma fonte de renda.

Entretanto, é necessário pensar muito bem nessa hipótese porque os anúncios podem distrair os visitantes e até mesmo fazer com que a plataforma pareça um pouco amadora, principalmente se os anúncios estiverem fora de contexto.

Por exemplo, o anúncio de uma clínica de atendimento extra hospitalar deve ser veiculado em um site sobre cuidados com a saúde.

Não faz sentido que um anúncio de oficina mecânica seja colocado em um blog sobre maquiagem, então é fundamental ter atenção quanto a isso.

Além do mais, as recompensas não são imediatas, e o site precisa de um tráfego expressivo para atrair a atenção dos anunciantes.

Oferecer serviços

Para ganhar mais dinheiro com uma plataforma WordPress, vale a pena vender serviços, como coaching e consultoria. É uma ótima alternativa para profissionais freelancers e para colocar o nome no mercado.

Para monetizar dessa forma, basta criar uma página e escrever quais são os serviços oferecidos e de que maneira as pessoas podem entrar em contato. Também é interessante colocar depoimentos de clientes e inserir o portfólio.

Criar uma loja online

As vendas online crescem constantemente e é perfeitamente possível usar esse tipo de plataforma para vender produtos e serviços, construindo uma loja totalmente do zero.

É possível vender todo tipo de produto ou serviço, desde monitoramento de carros por GPS até infoprodutos, como softwares, vídeos, e-books, entre outros.

O infoproduto vale muito a pena porque não é necessário criar um estoque e nem entregar um produto físico. Criar uma loja online em um site WordPress é uma maneira simples de ganhar dinheiro e o negócio pode ser configurado como entidade independente.

Vender assinaturas e inscrições

A venda de assinaturas consiste em uma taxa mensal ou anual para que o usuário tenha acesso a alguma coisa oferecida pelo site, como cursos online, eventos presenciais, conteúdos pagos, entre outros.

Ao contrário de outros materiais que devem ser baixados pelo usuário, esse tipo de estratégia não acontece uma única vez, sendo uma renda recorrente e que oferece algo exclusivo para os assinantes, mediante pagamento.

Criar um quadro de empregos

Empresas de vários segmentos, como um consultório de Restauração de tacos de madeira, procuram profissionais para seu quadro de funcionários pela internet, por isso vale a pena criar uma plataforma de empregos pelo WordPress.

Empresas que querem divulgar suas vagas podem pagar um valor para que o anúncio seja colocado no ar, enquanto os candidatos podem pagar uma mensalidade para destacar o currículo.

Aceitar contribuições

Outra forma simples de ganhar dinheiro é pedir contribuições para as pessoas, e embora não seja uma prática comum, muitos utilizam esse método e conseguem obter bons resultados.

Por exemplo, a plataforma pode oferecer conteúdos relevantes para os usuários, como um curso para melhorar a comunicação, totalmente gratuitos e pedir um tipo de doação para continuar mantendo o site no ar.

As contribuições mensais podem funcionar como um serviço de inscrição, mas os proprietários dos sites não devem esperar uma renda muito grande desse tipo de estratégia.

Considerações finais

Construir um site em WordPress é uma excelente opção porque essa plataforma oferece tudo o que os proprietários precisam para ter um bom desempenho na web.

Da mesma forma, as marcas precisam investir em anúncios digitais para divulgar rapidamente seus produtos e serviços.

Esses anúncios, portanto, podem ser colocados em plataformas do WordPress, sendo uma maneira de monetizar o canal.

Mas além dessa prática, outras ações podem ser realizadas para que o site se transforme em uma fonte de renda para o proprietário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia e posicionamento digital sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Nossos Serviços