Como as tendências de Design têm evoluído nas empresas

tendências de design

Acompanhar as tendências de design é importante porque essa atividade se responsabiliza pelo planejamento, criação e desenvolvimento dos produtos e serviços disponibilizados pelas marcas.

Trata-se de um processo que busca soluções criativas e inovadoras que atendem às características das soluções para as necessidades do cliente e da própria empresa de maneira sintonizada com as oportunidades que o mercado oferece.

Pode parecer que não, mas a verdade é que o design está presente em todas as áreas da corporação e principalmente nos elementos de comunicação com o mercado.

É possível encontrá-lo na própria marca, nos formatos daquilo que ela oferece, nos materiais usados, nas cores, na embalagem dos produtos, nos pontos de vendas, nos materiais impressos, nos canais digitais e em muitos outros lugares.

O objetivo do design é que a organização possa trabalhar melhor a inovação, desenvolver sua identidade, estabelecer uma boa comunicação com o público-alvo e garantir a qualidade do que é entregue.

Para compreender melhor o assunto, este artigo vai mostrar a importância do design para as organizações, quais são suas tendências, de que maneira ele influencia o mundo moderno e qual é a importância para os dias atuais.

Relevância do design para as empresas

O design é muito importante para as empresas porque melhora as criações, combina estética e funcionalidade e ainda agrega valor, gerando soluções eficientes, bonitas, seguras e confortáveis.

Também é um dos fatores de sucesso para os negócios, indo desde o desenvolvimento de produtos até a entrega de valor. Tanto é que as marcas mais famosas do mundo possuem design como diferencial.

Isso influencia outros processos que podem envolver a vida útil do produto, por exemplo, na hora de fazer conserto tela notebook Acer.

Essas organizações apostam em soluções simples e elegantes, totalmente focada nas necessidades do usuário para que a experiência com seus produtos seja incomparável.

O design está além das características visuais, pois na verdade também considera a utilização para que o produto seja de fato uma solução.

O designer é um profissional com ideias inovadoras para que possa desenvolver produtos e serviços que realmente vão solucionar os problemas dos clientes, considerando os mínimos detalhes da solução.

Só que o design também pode estar presente na experiência como um todo, por exemplo, na hora de desenvolver uma embalagem, prestar atendimento, entre outras possibilidades.

Principais tendências do design

O design evolui assim como muitas outras áreas, e ao longo do tempo surgem tendências que devem ser acompanhadas pelas empresas. Entre as principais estão:

Motion Graphics

Os conteúdos em vídeo se popularizaram muito nos últimos anos, principalmente depois do surgimento de plataformas como Instagram e YouTube.

Empresas de vários setores, como uma de laudo ecv para transferência, podem investir em conteúdos animados para aumentar o engajamento, substituindo publicações estáticas pelos vídeos curtos.

Criações 3D

Os elementos 3D chamam muita atenção da audiência e trazem uma experiência imersiva para o público, podendo ser aplicado em vários elementos, como:

  • Tipografia;
  • Mockup de produtos;
  • Logotipos;
  • Mascotes;
  • Ambientes virtuais.

Por conta disso, surgiram softwares que evoluíram muito e permitem que os designers criem elementos desse tipo sem muito esforço e com ótimas renderizações.

Peças visuais inclusivas

As marcas precisam criar para todos e isso deve estar presente nas peças visuais, na estratégia e no planejamento.

Espera-se que em 2023 as marcas comecem a aumentar a diversidade, acessibilidade e inclusão em suas campanhas, usando para isso ícones, animações e ilustrações com muito apelo.

Formas abstratas

Formas amorfas de poças, também conhecidas como blob, se tornaram uma tendência para elemento visual em um layout.

A marca pode usar esse recurso como um campo de cores que vai harmonizar o layout e mascarar fotos e ilustrações de maneira mais criativa e interessante.

Arte com inteligência artificial

Em 2022, o mundo viu que era possível criar imagens com apenas algumas palavras e diversos softwares começaram a surgir com a mesma funcionalidade.

São sistemas que utilizam bancos de dados de imagens para criar ilustrações novas, com base no que foi solicitado pelo usuário. Muitas das imagens são provenientes de outras obras feitas por humanos e sem sua autorização.

Para um fabricante de camisaria masculina no atacado, é uma forma de variar as estampas que serão impressas em seus produtos.

Como o design influencia o mundo moderno

O design é capaz de influenciar muitas coisas no mundo moderno e precisa ser visto como um importante ativo na sociedade contemporânea. Isso porque ao mesmo tempo em que ele traz a criatividade e a inovação, também considera questões sociais.

Uma marca precisa traduzir seus produtos no que diz respeito aos aspectos conceituais e saber comunicar de forma eficaz aquilo que está na origem do produto ajuda a sintetizar o pensamento sobre um projeto.

A identidade de marca de um fabricante de mezaninos de madeira é tangível e apela para os sentidos, mas precisa ser um processo unificado que consiga alinhar a comunicação e os veículos usados.

Ultimamente, o design thinking tem sido muito utilizado pelas organizações porque sua proposta é encontrar uma solução adequada que consiga valorizar o erro como uma parte do processo.

A sociedade deseja sucesso imediato e acertos, e isso fez com que as companhias repensassem a maneira como projetam vários de seus elementos, incluindo os produtos e serviços.

Só que investir em design thinking é propor uma mudança cultural. Por fim, o mundo digital mudou as possibilidades de comunicação e os canais digitais estão mais próximos dos clientes e potenciais clientes.

É uma proximidade que alterou o papel do consumidor que está mais ativo e produz informações. Ele está mais próximo de sua marca por meio de vários recursos, tanto canais digitais quanto um banner 2×2 personalizado.

Importância do design atualmente

Novamente, o design está em praticamente tudo o que as pessoas consomem, como no caso de soluções para problemas do cotidiano. A pauta é essencial em várias áreas da vida e faz parte de tudo ao redor das pessoas.

Para os negócios, trata-se de uma das principais chaves para alcançar novos clientes e conquistar a fidelidade de quem já compra com a marca. Outros motivos também fazem com que o design seja considerado um fator fundamental para o sucesso.

Ele funciona a partir do desenvolvimento de produtos e pode ser trabalhado inclusive na hora de entregar valor para o cliente.

Marcas que sabem investir em design conquistam a empatia do público, melhoram sua coração, agregam valor para soluções eficientes e faz com que seus produtos sejam mais agradáveis esteticamente.

Pensar no design, por exemplo, para uma caixa para chocolate personalizada é adotar um pensamento que gera empatia, experimentação e colaboração.

A marca consegue se destacar e se diferenciar entre os concorrentes, implantando características que tornam suas soluções únicas no segmento de atuação. Só que isso não está relacionado apenas ao aspecto visual do produto.

Na verdade, está relacionado a todos os processos de uso e os impactos que pode gerar no cotidiano das pessoas. Pensar sobre isso é desenvolver a capacidade de alcançar a melhor solução.

O designer transforma ideias em produtos que solucionam problemas porque eles são desenhados nos mínimos detalhes. Oferecer algo assertivo para o público melhora o posicionamento da empresa e ajuda a construir uma imagem sólida para a marca.

É assim que uma empresa de atendimentos de resgate de fauna terá diferencial competitivo, vai reduzir gastos e ainda agilizar sua entrada no mercado.

Mas o design também é importante para a sociedade contemporânea porque aumenta a capacidade de criatividade e inovação. Ele precisa considerar questões sociais, ambientais e inclusivas para oferecer o melhor ao público.

Com essa linha de pensamento, o projeto será muito mais amplo e capaz de atingir diferentes grupos existentes na sociedade.

Também precisa ser bem aplicado e ministrado para mudar a maneira como as coisas são usadas, de modo a facilitar a convivência das pessoas com as soluções oferecidas pelas empresas.

O design é tão intrínseco a tudo aquilo que cerca o ser humano que seus efeitos muitas vezes são inconscientes ou subconscientes.

Um fabricante de laços para pet shop atacado deve observar essa questão porque é algo que pode influenciar de maneira positiva ou negativa.

Considerações finais

Compreender um pouco mais sobre o design e sua importância ajuda os negócios a elaborarem soluções que entregam exatamente aquilo que as pessoas procuram, além de adotar processos criativos muito mais inteligentes e ágeis.

Independentemente de qual seja a área de atuação do negócio, é possível tangibilizar o trabalho dos designers no atendimento ao cliente, na maneira como os canais da organização são desenvolvidos, entre outras possibilidades.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia e posicionamento digital sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Nossos Serviços