A Evolução do Algoritmo do Google: Como Adaptar seu Site

Google

O algoritmo do Google é responsável por determinar a ordem dos resultados depois que o usuário realiza uma busca. Para definir qual será o posicionamento de uma página nos resultados de pesquisa, o buscador considera vários fatores.

Eles vão desde o uso de palavras-chave corretas até o tempo de permanência dos visitantes dentro da página. O objetivo dessa avaliação é garantir que os usuários encontrem o que precisam e tenham uma experiência positiva.

O maior buscador do mundo oferece duas maneiras para as empresas se destacarem. Uma delas é a mídia paga e a outra é formada pelas estratégias orgânicas, ou seja, ações que não exigem grandes investimentos.

Mas para definir o posicionamento que cada página deve ocupar, Google considera diversos critérios com base em seu algoritmo, e eles precisam ser respeitados pelas plataformas se quiserem figurar entre os primeiros resultados.

Ao longo do tempo, o algoritmo passa por atualizações, sendo necessárias conhecê-las para poder acompanhar sua evolução e entregar páginas de qualidade para os usuários.

Este texto vai mostrar as principais atualizações do Google, como elas afetam o posicionamento do site, como otimizar a plataforma e quais são as ferramentas que ajudam a monitorar o desempenho do canal.

Principais atualizações do Google

O algoritmo do Google passa por atualizações constantemente, e uma das últimas a serem realizadas foi a RankBrain. Trata-se da implementação de recursos de inteligência artificial para processar os resultados de uma busca.

A tecnologia é usada para encontrar resultados relevantes na internet, com base nas palavras-chave para oferecer links que estejam de acordo com a intenção do usuário.

Um centro auto elétrico perto de mim precisa conhecer essa ferramenta, pois ela determina quais páginas devem ou não se destacar.

Outra atualização relevante é o Fred, um recurso usado para combater técnicas de black-hat. O algoritmo é de 2017 e tem como função filtrar as páginas bem ranqueadas e com conteúdos ruins para penalizá-las.

Pesquisas sobre saúde, jurisdição e financeiro são muito populares na internet e podem influenciar o comportamento e as ações das pessoas. O Google compreende essa realidade e sabe que é importante ter cuidado com os resultados de pesquisa.

Por conta disso, o buscador realizou uma série de atualizações para garantir a credibilidade e a autoridade das páginas que se destacam nesses segmentos.

O EAT (Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness), expertise, autoridade e confiabilidade, respectivamente, são os requisitos mais relevantes que as páginas que desejam se destacar precisam preencher.

O papel desse algoritmo é valorizar a autoridade de uma marca, o quanto os usuários confiam em sua página e a experiência dos criadores de conteúdo. Ele se encarrega de avaliar se essas pessoas são especialistas ou têm algum conhecimento sobre o tema.

Impactos das atualizações no posicionamento

Uma empresa de aluguel de caçamba para retirar entulho precisa estar atenta às atualizações do Google porque elas podem interferir no posicionamento dentro dos resultados de pesquisa.

Isso acontece porque o algoritmo analisa a relevância dos links que direcionam os usuários para a página da empresa. Se a plataforma for constantemente usada como referência, o Google entende que se trata Dilma autoridade no assunto.

A plataforma não pode ter links quebrados, pois eles levam os usuários para páginas inexistentes, e quando isso acontece, a experiência é prejudicada.

As mudanças no algoritmo reforçarão a importância de estar atento a esse problema para evitar que o buscador penalize os conteúdos e o canal como um todo.

Quanto aos erros de HTML, podem fazer o visitante se sentir frustrado porque isso afeta as funcionalidades da plataforma, visto que suas páginas não carregam corretamente.

O proprietário do site precisa tomar bastante cuidado para evitar problemas de programação que acabam por afetar negativamente o ranqueamento.

Como adaptar o site às novas diretrizes?

Para se adaptar às novas diretrizes do Google e alcançar uma boa quantidade de usuários, como pessoas que estão pesquisando sobre aluguel touro mecânico preço , a primeira coisa que a empresa precisa fazer é otimizar seu site para o EAT.

Essas diretrizes são usadas para orientar os usuários sobre a avaliação da qualidade nos resultados de busca e trazem uma visão da plataforma sobre o que é página de qualidade.

Os parceiros analisam a expertise do criador de conteúdo e o material em si, por isso é muito importante otimizar nesse sentido. Entre as formas de fazer isso estão:

  • Contar com profissionais;
  • Ter um propósito;
  • Melhorar a reputação online;
  • Não sobrecarregar os usuários;
  • Citar fontes confiáveis.

Outra coisa importante é escrever conteúdos para as pessoas, em vez de pensar apenas nas exigências do buscador.

A empresa deve se apegar ao fato de que o objetivo do Google é melhorar a experiência do usuário, assim sendo, deve criar conteúdos para eles.

Uma empresa de aluguel de cafeteira profissional precisa saber lidar com as buscas sem clique para evitar que o Google reduza o tráfego orgânico do site.

De acordo com uma pesquisa realizada pela SparkToro, muitos cliques de usuário são destinados aos resultados pagos e orgânicos, no entanto, cerca de metade dessas pesquisas não gera nenhum tipo de clique.

Para lidar com essa situação, é importante otimizar os conteúdos para que o Google encontre as respostas dos usuários dentro das páginas da empresa.

O proprietário do site deve ter em mente que o objetivo do mecanismo de buscas é oferecer uma boa experiência para as pessoas, então, o canal deve ter qualidade técnica para que as pessoas encontrem o que precisam.

Para atender a essa expectativa, o site deve enviar um mapa para mostrar todas as páginas presentes dentro dele, monitorar os erros de rastreamento que impeçam que a página vá para o índice do buscador e adotar uma estrutura baseada em arquitetura da informação.

Como melhorar o posicionamento no ranking?

Uma empresa de locação de notebook pode investir em diferentes estratégias para melhorar o posicionamento de seu site nos resultados de pesquisa.

Uma das ações mais recomendadas é criar conteúdo relevante e de qualidade, além de mantê-lo sempre atualizado com palavras-chave relevantes.

O canal também precisa ser fácil de navegar e carregar rapidamente, o que pode ser feito por meio de um bom design, hospedagem de qualidade e imagens otimizadas.

A empresa precisa ter atenção com a velocidade de carregamento, pois páginas que demoram muito para carregar frustram os visitantes e ainda sinalizam que o canal não é confiável.

Para melhorar a velocidade de carregamento, é necessário otimizar as imagens, usar uma hospedagem eficiente e eliminar elementos desnecessários.

Um fabricante de reforço estrutural para laje pode usar links internos porque eles melhoram a navegabilidade e o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Isso acontece porque esses links tornam as páginas mais atraentes para os buscadores e aumentam sua autoridade.

Todas as estratégias usadas para melhorar o posicionamento no ranking precisam ser analisadas e monitoradas constantemente. O objetivo dessas práticas é melhorar o desempenho da plataforma e mostrar os ajustes que precisam ser feitos.

Como monitorar o desempenho do site?

Para monitorar o desempenho do site, é necessário usar algumas ferramentas. Uma delas é o Google Analytics, uma plataforma totalmente gratuita que traz informações sobre o público e a performance da plataforma.

Entre os dados mostrados pela ferramenta estão as visitas orgânicas e pagas, páginas mais acessadas, número de acessos, taxa de rejeição, entre outros.

Um fabricante de manequim infantil fibra também pode usar o Google Search Console para obter dados detalhados sobre o ranqueamento orgânico e a indexação das páginas.

Com esse recurso, a empresa consegue compreender a posição média nos buscadores, quantas vezes uma mesma página recebeu cliques, quantas vezes ela apareceu nos resultados de pesquisa, entre outras informações.

Outra opção interessante é o Google Trends, que mostra quais são os assuntos mais pesquisados no momento. O proprietário do site pode comparar o desempenho desses temas, filtrá-los por país ou região e acompanhar o volume de buscas.

Por exemplo, é possível saber quantas pessoas estão pesquisando sobre martelinho de ouro valor ou qualquer outro assunto relacionado ao negócio.

Muitas empresas também fazem uso do KWFinder para melhorar suas estratégias de palavra-chave. A ferramenta pode ser usada para pesquisar um termo específico ou o domínio do site.

Ao fazer a busca, o recurso apresenta resultados com palavras-chave relacionadas que podem ser usadas dentro dos conteúdos para impulsionar o ranqueamento da plataforma.

Considerações finais

Aparecer organicamente entre os primeiros resultados de pesquisa do Google é o objetivo de qualquer empresa, independentemente de seu segmento de atuação.

Para alcançar esse objetivo, as organizações precisam conhecer as mudanças no algoritmo do buscador e corresponder às suas expectativas.

Trata-se de um trabalho constante e que precisa fazer parte das estratégias do negócio se ele realmente quiser alcançar bons resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia e posicionamento digital sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Nossos Serviços