Web Designer X Desenvolvedor Web: quem cria o que?

Site

Neste post vou tirar todas as suas dúvidas sobre o que é cada área, o que faz cada um desses profissionais, e como funciona atuar nas duas áreas, como eu! ^_^

Web Designer e Desenvolvedor Web, muitas pessoas acreditam que esses profissionais fazem a mesma coisa, mas na verdade cada um tem sua função específica.

O mundo da tecnologia está em constante evolução e, com isso, surgem novas profissões. Como desenvolvimento web e a web design, que são áreas profissionais que estão muito entrelaçadas. Mas o que exatamente um desenvolvedor web e um web designer criam? Você sabe qual a diferença entre um web designer e um desenvolvedor web?

Embora trabalhem em conjunto para criar um site, ou são a mesma pessoa, ^_~ cada área tem sua importância e seus diferenciais. Neste artigo, vamos mostrar as principais características de cada profissional para que você possa entender melhor as suas funções:

– O que é Desenvolvimento Web e qual a função de um profissional da área?

Desenvolvimento Web é, basicamente, o trabalho envolvido na criação e manutenção de sites. O profissional responsável pela tarefa de desenvolvimento web se especializa em desenvolver sites e aplicações para a internet. O desenvolvedor web é responsável por trabalhar com linguagem de programação, HTML, CSS, JavaScript e diversas outras, além de outras tecnologias web para construir o conteúdo e aplicar o design dos sites. Um profissional desenvolvedor web é imensamente criativo, pois é responsável por criar e codificar sites que sejam não só bonitos visualmente, mas também bem funcionais práticos para o usuário.

– O que é Web Design e qual a função de um profissional da área?

O web design é uma área fundamental para qualquer projeto de desenvolvimento de aplicativos web. É responsável pelo layout, estilo e aparência de um site, e precisa considerar as necessidades do usuário. Assim, um web designer trabalha para entregar a melhor experiência de uso em termos de design e funcionalidade

O profissional de Web Designer, é responsável por criar elementos de design de web, incluindo páginas, ícones, logotipos, ilustrações e layouts dos sites. Este profissional usa habilidades visuais para garantir que todos os elementos do site sejam apresentados de forma atraente e consistente. Trabalhando junto ao o desenvolvedor web para tornar o site intuitivo e funcional. O desenvolvedor web se preocupa com a programação e o web designer se preocupa com a estética e a experiência do usuário.

– Diferença entre Web Designer e Desenvolvedor Web

Afinal, quem cria o que? O desenvolvedor web usa tecnologias de codificação para implementar o design criado pelo web designer. O desenvolvedor também é responsável por tornar todo o conteúdo estático responsivo, o que significa que a experiência do usuário seja a mesma independente do dispositivo usado. Os comportamentos da interface dos usuários são criados por códigos baseados nos modelos, designers e layouts criados pelo web designer. Viu como as duas áreas se complementam a todo tempo? 😊

O web designer tem um papel fundamental na produção de sites modernos, enquanto o desenvolvedor se limita a implementar as ideais e pontos de vista do web designer em seu código, oferecendo suporte técnico para o desenvolvimento de sites. Web designer e desenvolvedores web trabalham juntos (ou são a mesma pessoa) para transformar os designs em páginas web funcionais. Eles são responsáveis por criar um site que ofereça uma boa experiência, mantendo o equilíbrio entre design, conteúdo e funcionalidade.

– Um profissional pode atuar nas duas áreas?

O desenvolvimento web, como a web design, são áreas profissionais crescentes na tecnologia moderna. Mas o que exatamente um desenvolvedor web e um web designer criam? E um profissional pode atuar nas duas áreas ao mesmo tempo? Ambos os papéis desempenham um papel importante na criação de sites e experiências digitais ricas. Mas eles têm responsabilidades únicas e diferentes.

Um Desenvolvedor Web é responsável pela programação e manutenção de sites e aplicativos. Eles escrevem códigos-fonte e trabalham com diferentes linguagens de programação, como HTML, CSS, JavaScript, etc., para criar sites e aplicativos. Eles podem usar frameworks, gerenciar bancos de dados e automatizar tarefas.

Do outro lado, um Web Designer tem a responsabilidade de criar o visual, o design e a experiência do usuário para os sites e aplicativos. Usando programas de design gráfico, como ilustrador e Photoshop, eles criam elementos visuais e a interface do usuário. Eles têm que considerar o layout, o design de marca, a acessibilidade, o SEO, a usabilidade, as necessidades do usuário e outros fatores.

Portanto, um profissional que possua todos esses conhecimentos combinados e realize todas as etapas de um determinado projeto desde o desenvolvimento visual de um interface até sua implantação funcional, é capacitado para atuar nas duas áreas. Pois, como vimos durante todo esse artigo, são duas áreas que se completam constantemente, então nada impede que uma só pessoa domine estas duas áreas incríveis da tecnologia.

Depois de tudo isso chegamos a uma conclusão 😎

Ambas as áreas desempenham um papel importante na criação de sites e experiências digitais ricas. Mas eles têm responsabilidades únicas e diferentes. De forma bem resumida, um Desenvolvedor Web é responsável pela programação e manutenção de sites e aplicativos. Eles escrevem códigos-fonte e trabalham com diferentes linguagens de programação, como HTML, CSS, JavaScript, etc., para criar sites e aplicativos. Eles podem usar frameworks, gerenciar bancos de dados e automatizar tarefas.

Do outro lado, um Web Designer tem a responsabilidade de criar o visual, o design e a experiência do usuário para os sites e aplicativos. Usando programas de design gráfico, como ilustrador e Photoshop, eles criam elementos visuais e a interface do usuário. Eles têm que considerar o layout, o design de marca, a acessibilidade, o SEO, a usabilidade, as necessidades do usuário e outros fatores.

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia e posicionamento digital sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Nossos Serviços