Segmentação de Público no Marketing Digital

marketing digital

Para o marketing digital, a segmentação de público é algo muito importante para garantir que as estratégias de comunicação e divulgação consigam alcançar o público-alvo certo, de maneira eficaz e direcionada.

Dividir a audiência em segmentos com características, comportamentos e interesses semelhantes, é muito importante para personalizar as campanhas de marketing e atender às necessidades de cada grupo.

Como resultado, a companhia consegue estabelecer uma comunicação mais relevante e personalizada, o que aumenta as chances de engajamento e conversão.

A segmentação também é uma forma de otimizar os recursos, direcionar os esforços e investimentos para segmentos mais promissores e lucrativos, e com isso obter os melhores resultados.

A partir do momento em que a empresa compreende as preferências e necessidades de cada segmento, também terá mais facilidade para adaptar sua mensagem e oferta, além de escolher um canal de comunicação eficaz.

Naturalmente, vai melhorar consideravelmente o retorno sobre os investimentos de suas campanhas de marketing digital.

Para entender melhor o assunto, este artigo vai mostrar quais são os principais métodos de segmentação de público no marketing digital, como criar personas para entender essas pessoas e as ferramentas que podem ser usadas no processo.

Também vai mostrar como personalizar as mensagens e ofertas, e o que fazer para avaliar a efetividade da segmentação de público.

Métodos de segmentação de público

Existem diferentes métodos para segmentar o público-alvo da marca e isso ajuda a empresa a identificar e direcionar grupos específicos de consumidores com maior precisão. Entre os principais estão:

  • Segmentação demográfica;
  • Segmentação psicográfica;
  • Segmentação comportamental;
  • Segmentação contextual;
  • Segmentação por interesses.

A segmentação demográfica se baseia em características como idade, gênero, renda, nível educacional, ocupação e localização geográfica.

Com essas informações, uma empresa de aluguel de notebook Dell consegue compreender o perfil dos consumidores e adaptar suas estratégias de marketing para atender às preferências e necessidades específicas dessas pessoas.

No caso da segmentação psicográfica, concentra-se nos aspectos psicológicos e comportamentais dos consumidores, como valores, personalidade, estilo de vida, opiniões e interesses.

É um tipo adequado para negócios que querem criar perfis mais detalhados e desenvolver campanhas de marketing que trazem motivação e aspiração pessoal.

Já a segmentação comportamental considera o comportamento de compra e o histórico das interações dos consumidores com a marca. Entre os dados apresentados por esse tipo estão a frequência de compra, preferências de produtos e engajamento.

Com base nessas informações, é possível segmentar os consumidores de acordo com os padrões de comportamento e oferecer mensagens e ofertas personalizadas.

As organizações que optam pela segmentação contextual vão exibir anúncios ou conteúdo relevante baseado no contexto do momento ou o local onde o consumidor se encontra.

Por exemplo, para identificar usuários que estão pesquisando sobre banho em gato pet shop, o estabelecimento pode fazer a segmentação por dispositivo, localização geográfica, hora do dia, conteúdo que o usuário visitou, entre outros.

O objetivo é direcionar as mensagens de maneira mais relevante e oportuna, além de aumentar a eficácia das campanhas de marketing.

Quanto à segmentação por interesses, concentra-se nas preferências e afinidades dos consumidores em relação a determinados temas, atividades, hobbies ou produtos.

A organização vai se basear nos interesses declarados ou comportamentos de navegação online para criar segmentos de público que compartilham interesses semelhantes, a partir disso, vai direcionar as campanhas.

Como criar uma persona?

Qualquer organização que queira entender melhor seu público-alvo, precisa criar uma persona, mas isso depende de pesquisas detalhadas e informações relevantes sobre potenciais clientes e clientes atuais.

Esses dados são coletados por meio de entrevistas, pesquisas de mercado, análise de dados demográficos e comportamentais, além do uso de ferramentas analíticas online.

Todos esses recursos ajudam a reunir informações para identificar padrões, tendências e características comuns entre os clientes para criar um personagem semi fictício que vai representar o perfil de cliente ideal.

A persona de uma empresa especializada em sistema de irrigação de horta, por exemplo, reúne informações importantes como idade, gênero, ocupação, interesses, necessidades, problemas, desafios, objetivos, entre outros.

Para aproximar o perfil da realidade, é interessante atribuir um nome e até mesmo criar uma foto que facilite o entendimento dessa persona.

As empresas precisam de personas detalhadas para visualizar e compreender quem são seus clientes, o que eles querem, e o que fazer para alcançá-los de forma mais eficaz.

O método acaba por informar as estratégias de marketing, comunicação e desenvolvimento de produtos, para que o negócio seja capaz de atender às necessidades e expectativas de sua audiência.

Ferramentas de segmentação

Existem diferentes ferramentas que ajudam a segmentar o público em várias plataformas de marketing digital, como no caso do Google Analytics.

Esse recurso traz dados detalhados sobre o comportamento dos usuários no site institucional, permitindo que a empresa faça a segmentação com base em informações demográficas, geográficas, comportamentais e de interesse.

Um fabricante de guarda corpo escada alumínio pode usar o Facebook Ads Manager para criar uma ampla gama de opções de segmentação, com idade, gênero, interesses, comportamentos e conexões, para que os anunciantes alcancem públicos específicos.

O Instagram Ads também conta com opções de segmentação semelhante ao Facebook, de modo que as companhias possam segmentar de acordo com dados demográficos, interesses e conexões na plataforma.

Como personalizar mensagens e ofertas?

As empresas precisam personalizar mensagens e ofertas para cada segmento de público, pois isso aumenta a relevância e a eficácia das campanhas de marketing.

Uma das formas de fazer isso é por meio de pesquisas de mercado e análises de dados que ajudam a compreender as necessidades, desejos e comportamentos de cada segmento.

Dessa forma, fica mais fácil compreender quais são as dores, objetivos, preferências de comunicação e padrões de compra.

Uma loja de bateria 150 amperes para caminhão também tem como opção desenvolver personas representativas de cada segmento de público, considerando as informações demográficas, comportamentais, psicográficas e contextuais.

É uma forma de visualizar e compreender quem são os clientes e como se comunicar com eles de forma eficaz.

É interessante usar as informações coletadas para segmentar a lista de contatos em grupos específicos de acordo com as características incomuns, pois assim o negócio consegue enviar mensagens e ofertas relevantes para cada segmento.

Fazer isso é primordial para qualquer empresa que queira aumentar as chances de engajamento e conversão.

Deve-se usar ferramentas de automação de marketing para criar jornadas personalizadas, como enviar e-mails segmentados, mensagens de texto, notificações push e anúncios direcionados de acordo com as interações e comportamentos.

Lembrando que também é muito importante personalizar o conteúdo e o tom de voz das mensagens de acordo com as preferências e características de cada público.

Para fazer isso, uma creche com berçário pode ajustar sua linguagem, estilo de escrita, imagens e tom emocional para atender as expectativas e preferências de cada grupo.

Outro ponto é desenvolver ofertas e promoções exclusivas para cada segmento, sempre tendo como base os interesses e necessidades específicas.

Isso inclui descontos personalizados, brindes exclusivos, pacotes de produtos e serviços e conteúdo especializado.

Como avaliar a segmentação de público?

Para avaliar a efetividade da segmentação de público no marketing digital, é necessário se basear em algumas métricas.

Esse trabalho é muito importante para garantir que as estratégias estejam gerando os resultados esperados e bons Retornos Sobre os Investimentos.

A primeira coisa é considerar as métricas de engajamento e conversão para cada segmento de público, como no caso da taxa de abertura de e-mail, taxa de cliques, taxa de conversão e métricas de engajamento nas redes sociais.

Um fabricante de braquete porcelana Morelli precisa comparar o desempenho de diferentes segmentos para identificar quais grupos respondem melhor às campanhas e mensagens.

Outra coisa é analisar o retorno sobre os investimentos de cada segmento de público para comparar os custos de aquisição de clientes e o valor do tempo de vida do consumidor, e assim determinar os segmentos que estão gerando mais lucro.

A marca tem a opção de solicitar feedback de seus clientes com a ajuda de pesquisas de satisfação, entrevistas e análises de comentários nas redes sociais e nos sites de avaliação.

Uma empresa de locação de máquina de café para clínica vai usar essas informações para entender de que maneira as pessoas respondem às estratégias de segmentação.

Considerações finais

A segmentação de público no marketing digital é indispensável para direcionar melhor as estratégias de comunicação e campanhas de marketing.

Quando a empresa compreende as necessidades, preferências e comportamentos de diferentes segmentos de clientes, consegue personalizar suas mensagens e ofertas, aumentar o engajamento e elevar a conversão.

Mas não se pode esquecer de avaliar regularmente a eficácia da segmentação para fazer os ajustes necessários, e assim obter resultados ainda melhores que justifiquem todo o investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento em parceria com a Luiza Fecker, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Artigos Recentes