Para o marketing digital, a segmentação de público é algo muito importante para garantir que as estratégias de comunicação e divulgação consigam alcançar o público-alvo certo, de maneira eficaz e direcionada.
Dividir a audiência em segmentos com características, comportamentos e interesses semelhantes, é muito importante para personalizar as campanhas de marketing e atender às necessidades de cada grupo.
Como resultado, a companhia consegue estabelecer uma comunicação mais relevante e personalizada, o que aumenta as chances de engajamento e conversão.
A segmentação também é uma forma de otimizar os recursos, direcionar os esforços e investimentos para segmentos mais promissores e lucrativos, e com isso obter os melhores resultados.
A partir do momento em que a empresa compreende as preferências e necessidades de cada segmento, também terá mais facilidade para adaptar sua mensagem e oferta, além de escolher um canal de comunicação eficaz.
Naturalmente, vai melhorar consideravelmente o retorno sobre os investimentos de suas campanhas de marketing digital.
Para entender melhor o assunto, este artigo vai mostrar quais são os principais métodos de segmentação de público no marketing digital, como criar personas para entender essas pessoas e as ferramentas que podem ser usadas no processo.
Também vai mostrar como personalizar as mensagens e ofertas, e o que fazer para avaliar a efetividade da segmentação de público.
Métodos de segmentação de público
Existem diferentes métodos para segmentar o público-alvo da marca e isso ajuda a empresa a identificar e direcionar grupos específicos de consumidores com maior precisão. Entre os principais estão:
- Segmentação demográfica;
- Segmentação psicográfica;
- Segmentação comportamental;
- Segmentação contextual;
- Segmentação por interesses.
A segmentação demográfica se baseia em características como idade, gênero, renda, nível educacional, ocupação e localização geográfica.
Com essas informações, uma empresa consegue compreender o perfil dos consumidores e adaptar suas estratégias de marketing para atender às preferências e necessidades específicas dessas pessoas.
No caso da segmentação psicográfica, concentra-se nos aspectos psicológicos e comportamentais dos consumidores, como valores, personalidade, estilo de vida, opiniões e interesses.
É um tipo adequado para negócios que querem criar perfis mais detalhados e desenvolver campanhas de marketing que trazem motivação e aspiração pessoal.
Já a segmentação comportamental considera o comportamento de compra e o histórico das interações dos consumidores com a marca. Entre os dados apresentados por esse tipo estão a frequência de compra, preferências de produtos e engajamento.
Com base nessas informações, é possível segmentar os consumidores de acordo com os padrões de comportamento e oferecer mensagens e ofertas personalizadas.
As organizações que optam pela segmentação contextual vão exibir anúncios ou conteúdo relevante baseado no contexto do momento ou o local onde o consumidor se encontra.
Por exemplo, para identificar usuários que estão pesquisando sobre em determinado assunto, o estabelecimento pode fazer a segmentação por dispositivo, localização geográfica, hora do dia, conteúdo que o usuário visitou, entre outros.
O objetivo é direcionar as mensagens de maneira mais relevante e oportuna, além de aumentar a eficácia das campanhas de marketing.
Quanto à segmentação por interesses, concentra-se nas preferências e afinidades dos consumidores em relação a determinados temas, atividades, hobbies ou produtos.
A organização vai se basear nos interesses declarados ou comportamentos de navegação online para criar segmentos de público que compartilham interesses semelhantes, a partir disso, vai direcionar as campanhas.
Como criar uma persona?
Qualquer organização que queira entender melhor seu público-alvo, precisa criar uma persona, mas isso depende de pesquisas detalhadas e informações relevantes sobre potenciais clientes e clientes atuais.
Esses dados são coletados por meio de entrevistas, pesquisas de mercado, análise de dados demográficos e comportamentais, além do uso de ferramentas analíticas online.
Todos esses recursos ajudam a reunir informações para identificar padrões, tendências e características comuns entre os clientes para criar um personagem semi fictício que vai representar o perfil de cliente ideal.
A persona de uma empresa especializada reúne informações importantes como idade, gênero, ocupação, interesses, necessidades, problemas, desafios, objetivos, entre outros.
Para aproximar o perfil da realidade, é interessante atribuir um nome e até mesmo criar uma foto que facilite o entendimento dessa persona.
As empresas precisam de personas detalhadas para visualizar e compreender quem são seus clientes, o que eles querem, e o que fazer para alcançá-los de forma mais eficaz.
O método acaba por informar as estratégias de marketing, comunicação e desenvolvimento de produtos, para que o negócio seja capaz de atender às necessidades e expectativas de sua audiência.
Ferramentas de segmentação
Existem diferentes ferramentas que ajudam a segmentar o público em várias plataformas de marketing digital, como no caso do Google Analytics.
Esse recurso traz dados detalhados sobre o comportamento dos usuários no site institucional, permitindo que a empresa faça a segmentação com base em informações demográficas, geográficas, comportamentais e de interesse.
Uma empresa pode usar o Facebook Ads Manager para criar uma ampla gama de opções de segmentação, com idade, gênero, interesses, comportamentos e conexões, para que os anunciantes alcancem públicos específicos.
O Instagram Ads também conta com opções de segmentação semelhante ao Facebook, de modo que as companhias possam segmentar de acordo com dados demográficos, interesses e conexões na plataforma.
Como personalizar mensagens e ofertas?
As empresas precisam personalizar mensagens e ofertas para cada segmento de público, pois isso aumenta a relevância e a eficácia das campanhas de marketing.
Uma das formas de fazer isso é por meio de pesquisas de mercado e análises de dados que ajudam a compreender as necessidades, desejos e comportamentos de cada segmento.
Dessa forma, fica mais fácil compreender quais são as dores, objetivos, preferências de comunicação e padrões de compra.
A empresa também tem como opção desenvolver personas representativas de cada segmento de público, considerando as informações demográficas, comportamentais, psicográficas e contextuais.
É uma forma de visualizar e compreender quem são os clientes e como se comunicar com eles de forma eficaz.
É interessante usar as informações coletadas para segmentar a lista de contatos em grupos específicos de acordo com as características incomuns, pois assim o negócio consegue enviar mensagens e ofertas relevantes para cada segmento.
Fazer isso é primordial para qualquer empresa que queira aumentar as chances de engajamento e conversão.
Deve-se usar ferramentas de automação de marketing para criar jornadas personalizadas, como enviar e-mails segmentados, mensagens de texto, notificações push e anúncios direcionados de acordo com as interações e comportamentos.
Lembrando que também é muito importante personalizar o conteúdo e o tom de voz das mensagens de acordo com as preferências e características de cada público.
Para fazer isso, uma empresa pode ajustar sua linguagem, estilo de escrita, imagens e tom emocional para atender as expectativas e preferências de cada grupo.
Outro ponto é desenvolver ofertas e promoções exclusivas para cada segmento, sempre tendo como base os interesses e necessidades específicas.
Isso inclui descontos personalizados, brindes exclusivos, pacotes de produtos e serviços e conteúdo especializado.
Como avaliar a segmentação de público?
Para avaliar a efetividade da segmentação de público no marketing digital, é necessário se basear em algumas métricas.
Esse trabalho é muito importante para garantir que as estratégias estejam gerando os resultados esperados e bons Retornos Sobre os Investimentos.
A primeira coisa é considerar as métricas de engajamento e conversão para cada segmento de público, como no caso da taxa de abertura de e-mail, taxa de cliques, taxa de conversão e métricas de engajamento nas redes sociais.
A empresa precisa comparar o desempenho de diferentes segmentos para identificar quais grupos respondem melhor às campanhas e mensagens.
Outra coisa é analisar o retorno sobre os investimentos de cada segmento de público para comparar os custos de aquisição de clientes e o valor do tempo de vida do consumidor, e assim determinar os segmentos que estão gerando mais lucro.
A marca tem a opção de solicitar feedback de seus clientes com a ajuda de pesquisas de satisfação, entrevistas e análises de comentários nas redes sociais e nos sites de avaliação.
Uma empresa vai usar essas informações para entender de que maneira as pessoas respondem às estratégias de segmentação.
Considerações finais
A segmentação de público no marketing digital é indispensável para direcionar melhor as estratégias de comunicação e campanhas de marketing.
Quando a empresa compreende as necessidades, preferências e comportamentos de diferentes segmentos de clientes, consegue personalizar suas mensagens e ofertas, aumentar o engajamento e elevar a conversão.
Mas não se pode esquecer de avaliar regularmente a eficácia da segmentação para fazer os ajustes necessários, e assim obter resultados ainda melhores que justifiquem todo o investimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento em parceria com a Luiza Fecker, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.