Quais métricas de SEO acompanhar?

SEO

As métricas de SEO (Search Engine Optimization) são indicadores quantitativos e qualitativos que medem e avaliam o desempenho da estratégia de otimização nos mecanismos de busca.

Elas trazem informações valiosas sobre o tráfego, visibilidade e eficácia do site nos resultados de pesquisa, e algumas incluem o ranking de palavras-chave, tráfego orgânico, taxa de cliques, taxa de rejeição, entre outras.

Todas elas ajudam os profissionais de marketing e proprietários de site a entender de que maneira a plataforma está performando em relação aos concorrentes, além de identificar pontos de melhoria e tomar decisões informadas.

Tudo isso melhora a presença online do negócio, visto que analisar e acompanhar regularmente as métricas de SEO é a melhor forma de ajustar estratégias e táticas que vão melhorar o posicionamento nos buscadores.

A organização precisa estar bem posicionada nos resultados de pesquisa para que possa obter tráfego orgânico e alcançar seus objetivos de negócio.

Assim sendo, as métricas de SEO são indispensáveis para o sucesso do marketing digital, visto que trazem dados acionáveis que impulsionam o crescimento e a visibilidade online.

Este artigo vai explicar quais são as principais métricas de SEO para acompanhar, como interpretar e analisar esses dados, ferramentas que podem ser usadas, como definir metas e objetivos e como otimizar o site.

Métricas que devem ser acompanhadas

Ao desenvolver uma estratégia de otimização para mecanismos de busca, é necessário acompanhar algumas métricas que ajudam a avaliar o desempenho do site e a identificar pontos de melhoria. São elas:

  • Ranking de palavras-chave;
  • Tráfego orgânico;
  • Taxas de cliques;
  • Taxa de rejeição;
  • Tempo de permanência;
  • Autoridade de domínio;
  • Qualidade do conteúdo.

Um centro auto elétrico perto de mim precisa analisar a posição do site nos resultados de pesquisa, por meio do acompanhamento do ranking das palavras-chave, para assim avaliar a eficácia das estratégias e fazer as melhorias necessárias.

O tráfego orgânico está relacionado às visitas que a plataforma recebe por meio dos resultados de pesquisa não pagos. Fazer esse acompanhamento ao longo do tempo vai ajudar a entender o impacto das ações de SEO ao gerar visitantes qualificados.

Já as taxas de clique medem a proporção de usuários que clicam no site depois de visualizar um resultado de pesquisa. Se ela estiver alta, é sinal de que o conteúdo é relevante e atrativo para os usuários.

Por outro lado, a taxa de rejeição mostra a porcentagem de visitantes que saem da plataforma sem interagir com outras páginas, e se estiver alta, é sinal de que o conteúdo não é relevante ou que a experiência do usuário deve ser melhorada.

Um fabricante de abraçadeira tipo unha também precisa considerar o tempo médio que as pessoas passam dentro do site, pois se for longo, é sinal de que o material é envolvente e que as pessoas estão encontrando o que procuram.

A autoridade de domínio ajuda a avaliar a credibilidade e a relevância do site para os mecanismos de busca, e quanto maior ela for, mais chances de obter rankings altos nos buscadores.

A qualidade do conteúdo é uma métrica quantitativa, entretanto, é indispensável para o SEO. Isso porque ela avalia a relevância, a originalidade e a utilidade do material para garantir que esteja de acordo com as necessidades dos usuários.

De que forma interpretar métricas de SEO?

Interpretar e analisar as métricas de SEO é necessário para entender o desempenho das estratégias e otimizar aspectos que devem ser melhorados. Porém, durante esse processo, existem alguns fatores que precisam ser considerados.

Um deles é identificar as métricas mais relevantes para os objetivos do site, como taxa de rejeição, taxa de cliques, tráfego orgânico, ranking de palavras-chave, entre outras.

Depois, devem ser comparadas ao longo do tempo para identificar tendências e padrões, por exemplo, se o tráfego orgânico aumentou depois de atualizar um conteúdo, pode ser que ele tenha se tornado mais relevante para os usuários.

Um negócio que oferece material gráfico digital deve fazer análises comparativas com os concorrentes para entender de que modo seu canal se compara em termos de autoridade de domínio, posicionamento nos resultados de busca e outras métricas.

Isso é muito útil para identificar oportunidades de melhorias e áreas onde o negócio pode se destacar. Também é primordial considerar o contexto e compreender as nuances por trás das métricas.

Por exemplo, uma taxa de rejeição muito alta é preocupante, mas quando o tempo de permanência do usuário é alto, então é sinal de que o conteúdo é relevante para quem o visita.

Ferramentas para acompanhar as métricas

Existem várias ferramentas que ajudam a acompanhar as métricas de SEO, e elas trazem informações valiosas sobre o desempenho do site nos mecanismos de busca, além de identificar oportunidades de melhoria.

Uma autoescola especializada em direção defensiva para motociclistas pode usar o Google Analytics, uma plataforma que fornece diferentes métricas de tráfego e comportamento, como taxa de rejeição, tráfego orgânico e tempo de permanência.

O Google Search Console é muito útil para monitorar e manter a presença da plataforma nos resultados de pesquisa, uma vez que a traz insights sobre o desempenho das palavras-chave, erros de rastreamento e muito mais.

O SEMrush é um recurso muito importante para analisar palavras-chave, concorrentes, acompanhar rankings, fazer auditorias, entre outras atividades.

Já o Moz Pro faz o monitoramento do ranking, analisa backlinks, faz auditoria no site, analisa palavras-chave, além de atender outras necessidades da empresa em termos de otimização.

Outra opção é a Ahrefs, muito conhecida por sua base de dados de backlinks robusta, além de ser capaz de analisar palavras-chave, monitorar rankings e analisar os concorrentes.

Saiba como definir metas e objetivos

Definir as metas e objetivos do SEO é muito importante para orientar a estratégia de otimização e medir o sucesso do site nos mecanismos de busca.

Um fabricante de lampadas de LED residencial precisa considerar alguns pontos importantes nesse processo, e um deles é avaliar a situação atual.

É essencial analisar métricas como tráfego orgânico, posicionamento nas páginas de resultado de pesquisa, taxas de cliques, taxa de rejeição e tempo de permanência para identificar oportunidades e pontos fracos.

As metas precisam seguir a premissa da metodologia SMART, ou seja, devem ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido. Um bom exemplo é aumentar o tráfego orgânico em 30% nos próximos 6 meses.

Outra ação essencial é considerar os objetivos do negócio, pois as metas de otimização precisam estar alinhadas aos objetivos gerais da empresa.

Supondo que o propósito seja aumentar as vendas online, então as metas de SEO devem elevar o tráfego das páginas de produtos e melhorar as taxas de conversão.

Até mesmo uma ótica que possui maleta mostruário de óculos deve priorizar as metas, isso porque nem todas terão o mesmo impacto no negócio. Elas devem ser priorizadas com base na relevância e impacto potencial nos resultados de negócio.

A partir do momento em que já estão estabelecidas, a companhia deve fazer um acompanhamento regular para providenciar os ajustes necessários.

Isso deve ser feito com a ajuda de ferramentas que vão acompanhar métricas-chave e ajudar a companhia a alcançar seus objetivos de SEO.

Como otimizar o site?

Otimizar o site e melhorar o desempenho nas métricas de SEO é um processo que depende de algumas práticas, e uma delas é pesquisar palavras-chave.

Isso significa que o negócio precisa encontrar termos relevantes para o público-alvo e incorporá-los estrategicamente nos títulos, meta descrições, tags de cabeçalho e conteúdo.

Um fabricante de vigas de aço para construção também precisa reproduzir materiais relevantes, informativos e originais, capazes de responder às perguntas e necessidades dos visitantes. Também precisa ser atualizado e diversificado para engajar.

Toda a estrutura da plataforma precisa ser otimizada para facilitar a indexação por parte dos mecanismos de busca. A empresa precisa melhorar a velocidade de carregamento, usar URLs amigáveis, criar um mapa do site e investir em design responsivo.

Deve-se construir uma rede de links de alta qualidade, tanto internamente quanto externamente, pois links de outros sites confiáveis ajudam a aumentar a autoridade de domínio e melhoram o posicionamento nos resultados de pesquisa.

Por fim, um fornecedor de pomo giratório para volante deve priorizar uma experiência de usuário positiva, de modo que a plataforma seja fácil de navegar, tenha design responsivo e ofereça conteúdo valioso para os visitantes.

Considerações finais

As métricas de SEO têm um papel muito importante no monitoramento e na avaliação de desempenho do site nos mecanismos de busca.

Acompanhar métricas como tráfego orgânico, posicionamento de palavras-chave e taxa de cliques, ajuda a obter insights valiosos para as ações de utilização.

Priorizar a análise e a interpretação dessas métricas é crucial para qualquer marca que queira alcançar o sucesso online e seus objetivos de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento  em parceria com a Luiza Fecker, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Artigos Recentes