Gestão de tempo: como gerenciar seu tempo de maneira eficaz

gestão de tempo

Em um mundo com cada vez mais estímulos, é importante que as pessoas consigam encontrar alguma forma de investir em gestão de tempo, uma vez que não há como qualificar nenhum aspecto se isso não for levado em consideração.

É imprescindível reconhecer que, quanto mais o tempo passa, mais as pessoas são colocadas diante de possibilidades que, em outros tempos, não seriam possíveis e, garantindo, assim, algumas perspectivas importantes.

Esse é um fator essencial que pode ser colocado em perspectiva para que, assim, haja uma compreensão ainda mais assertiva sobre a dimensão de todos esses aspectos que foram ganhando sustentação com o passar dos anos.

Desde os primórdios, o tempo é uma grandeza importante para buscar alguma compreensão a respeito de uma série de fatores e, por isso mesmo, prontamente, os grandes filósofos naturais passaram a exercer alguns estudos sobre os dias e as noites.

Desta forma, tornou-se possível entender algumas dinâmicas importantes a respeito das dinâmicas mais diversas das fases da lua, da consolidação dos anos e, também, das perspectivas produtivas dos dias.

Esse último aspecto foi essencial até o surgimento da eletricidade, uma vez que não havia como qualificar muitos aspectos durante a noite, sendo que não havia nenhum tipo de recurso que pudesse garantir uma orientação nesses horários.

Todos esses aspectos já denotam uma preocupação bastante latente em relação ao tempo e, portanto, tornou-se importante saber como administrar esses aspectos em um dia, fosse de trabalho ou de sócio criativo, em algumas sociedades.

Na Grécia Antiga, um dos principais elementos que foram orientados sobre esse tema foi a perspectiva do tempo Chronos e Kairós, que, via de regra, diziam respeito a algumas unidades distintas de qualificação diária.

O Chronos conseguiu chegar até os dias de hoje como consolidação etimológica de terminologias importantes em relação ao tempo, como é o caso do termo “cronológico” e outros aspectos similares.

Esse tempo diz respeito ao percurso dessa grandeza que, ao decorrer de seus feitos, dá uma sensação de presente, futuro e passado.

Já o tempo Kairós não é uma perspectiva tão difundida hoje em dia, mas vale muito a pena entendê-lo, uma vez que ele diz respeito a um aspecto de extrema qualidade desses elementos de uma forma geral.

Desta forma, ele se debruça sobre alguns agentes de qualificações que são essenciais, o que, via de regra, pode se fundamentar como o tempo da oportunidade, sendo o momento em que algo especial pode acontecer.

Essa é uma grandeza que pode ser associada a algumas atividades do dia a dia, como é o caso da música, em que as frações rítmicas e o conjunto harmônico de notas denotam uma espécie de oportunidade melódica.

Quando um trompetista de jazz está improvisando, ele está percebendo o tempo proposto e, a partir disso, aproveitando cada medida que o Kairós tem proposto para que aquele som seja perfeitamente executado.

Todos esses elementos denotam que há uma perspectiva bastante importante em relação ao tempo e, por conta disso, é preciso que haja uma atenção especial a respeito de todos esses pontos de uma forma geral.

O tempo na modernidade

Com base em todos esses aspectos, o tempo passou a ser um elemento bastante importante dentro das mais diversas consolidações dentro dessas possibilidades.

Não há como pensar em nenhum tipo de atividade em que o tempo não seja um fator importante, seja do ponto de vista de um prazo para a entrega de um serviço de circuito de câmeras de segurança ou uma entrega de delivery,

Partindo de alguns elementos da modernidade, o tempo passou a ser um fator ainda mais determinante dentro de todos esses contextos, uma vez que a base da indústria, por exemplo, é a otimização de seus aspectos.

Por essa razão, a produção passou a ser aumentada a partir de elementos que fizeram do tempo um agente de qualificação, já que era possível produzir muito mais em um mesmo intervalo de horas.

Esse fator, no entanto, já era percebido dentro de aspectos mais naturais do dia a dia, como é o caso do surgimento da necessidade de se fazer um adesivo de chão personalizado.

Pensar, portanto, em tempo dentro da modernidade é entender que os aspectos naturais passaram por uma aceleração do ponto de vista de volume e, por isso mesmo, há uma nova consolidação importante.

Com a chegada dos mecanismos digitais, esse aspecto ganhou ainda mais perspectiva, uma vez que, atualmente, há uma série de possibilidades que transformam as necessidades das pessoas em perspectiva de tempo.

Nesse caso, por exemplo, se, nos anos 90, uma pessoa estivesse procurando por uma assistência técnica para tv CCE, ela, certamente, precisaria procurar pela cidade, o que levaria um tempo maior.

No entanto, com o advento da internet, essa necessidade pode virar uma pesquisa de poucos segundos na internet, o que ajuda a qualificar ainda mais o dia a dia das pessoas de uma forma geral.

É importante frisar, contudo, que os mesmos mecanismos que auxiliam em uma dinâmica de otimização temporal é o mesmo que exige que as pessoas consigam se integrar a essa dinâmica cada vez mais exigente.

A velocidade do mundo contemporâneo é um fator bastante importante e o volume de possibilidades que estão sendo colocadas diante das pessoas é ainda maior.

Desta forma, por exemplo, uma pessoa que trabalha em uma oficina mecânica especializada em suspensão pode precisar garantir uma expertise em algum software de gestão de redes sociais, também.

Nesse caso, na medida que as ferramentas e possibilidades vão surgindo, as pessoas precisam conseguir gerenciar o tempo para que haja uma perspectiva qualitativa desses recursos.

Há, também, outros aspectos que podem incidir nessas perspectivas, como é o caso da grande oferta de serviços e entretenimentos que as pessoas possuem.

Todos esses mecanismos conseguem orientar o tempo de uma forma muito mais rápida, o que torna a perspectiva Kairós uma orientação muito mais específica.

O que é gestão de tempo?

Diante de todos esses pontos, um dos aspectos que se tornaram mais importantes nos dias de hoje foi, justamente, a criação de recursos para que haja uma gestão de tempo cada vez mais qualificada.

Esse aspecto diz respeito à orientação de uma análise das atividades diárias para que, assim, elas possam ser cumpridas de forma bastante objetiva.

Por exemplo, uma pessoa que trabalha com banho e tosa durante o dia e estuda de noite, certamente, precisa entender como conciliar todos esses aspectos.

A gestão de tempo, portanto, é um recurso que visa atribuir algumas qualificações dentro de todas essas possibilidades de interações.

Benefícios de gerir o tempo

A gestão de tempo é um elemento essencial, sobretudo no mundo contemporâneo, onde todos os aspectos são levados em consideração na hora de começar a estruturar uma dinâmica em qualquer sentido.

Logicamente, há uma facilidade bastante grande, por exemplo, de encontrar um serviço que a pessoa precisa, como é o caso de uma tela de proteção removível.

No entanto, é preciso que haja uma compreensão bastante objetiva a respeito de como esses pontos podem auxiliar de forma objetiva a vida das pessoas.

Isso porque as facilidades do mundo digital podem surgir como uma espécie de proposta para um certo relaxamento.

É por essa razão que a gestão de tempo aparece como um dos elementos que podem auxiliar em uma qualificação de benefícios. São eles:

  • Qualidade de vida;
  • Cumprimento de prazos;
  • Qualidade no trabalho;
  • Alcance de objetivos.

Esses são apenas alguns pontos importantes que conseguem interagir de forma objetiva com esses recursos.

Desta forma, torna-se mais fácil, inclusive, que haja uma fundamentação de um tempo para que a pessoa possa ir presencialmente comprar uma grua de obra.

Técnicas de gestão de tempo

Baseando-se em todos esses pontos, é importante entender quais são as principais perspectivas que podem auxiliar em uma dinâmica de gestão de tempo.

Criar uma agenda

Esse é um fator que pode parecer óbvio, mas que pouca gente faz, uma vez que há uma aposta na memória de uma forma geral.

No entanto, para que não haja riscos de esquecimento e, também, que se tenha uma visibilidade de tarefas, a agenda é fundamental.

Desta forma, é possível que uma pessoa que esteja procurando comprar um cabo elétrico blindado consiga encontrar uma espaço para fazer essa atividade.

Evitar procrastinação

A procrastinação é, de fato, um dos pontos mais prejudiciais para uma rotina de gestão de tempo.

Isso porque rolar o feed das redes sociais ou ficar deitado no sofá pode ser muito mais confortável do que enfrentar os desafios do dia a dia.

No entanto, saber qual é a hora de parar com esses pontos pode ser uma forma de elevar a qualidade do tempo.

Valorizar o descanso

Há um erro muito comum no sentido de gestão de tempo que tem a ver com a desvalorização do descanso.

Contudo, saber a hora certa para fazê-lo pode ser uma perspectiva bastante importante para que haja uma qualificação de outros aspectos.

Considerações finais

Com o passar dos anos, alguns elementos importantes passaram a fazer parte da vida das pessoas de uma forma geral.

Entender, nesse caso, como gerenciar o tempo diante de tantos estímulos do mundo contemporâneo pode ser importante.

Portanto, cada passo dado dentro dessas perspectivas de gestão pode ser um fator essencial para que se colha alguns frutos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia e posicionamento digital sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Nossos Serviços