E-mail marketing: como criar campanhas de e-mail que convertem

email marketing

O e-mail marketing é considerado como uma das melhores estratégias digitais da atualidade e é usado por negócios dos mais variados segmentos.

Por meio dele, é possível estabelecer uma comunicação direta com o público, sem a interferência comum que acontece em outras plataformas, como em sites e nas redes sociais.

No marketing digital, saber se comunicar é indispensável para converter leads porque essas estratégias criam um verdadeiro relacionamento com os clientes. Mas na era das redes sociais, o e-mail pode parecer algo ultrapassado.

Mas pensar dessa forma é um erro porque negócios dos mais variados tamanhos e segmentos, incluindo as maiores empresas do mundo, encontram no e-mail uma maneira mais segura de se comunicar diretamente com o comprador.

Aliás, ter uma conta de e-mail é necessário para acessar outras plataformas, inclusive as redes sociais. Sem ele, não é possível fazer cadastros para acessar outros portais, como as plataformas de vendas.

Por ser algo útil na internet, também se tornou imprescindível nas estratégias de e-mail marketing e as empresas precisam saber criar boas campanhas.

Para ajudar nesse propósito, o artigo vai explicar como fazer um e-mail que converte, como criar uma boa campanha de e-mail marketing, como criar um e-mail criativo e como automatizá-los.

Como fazer e-mail que converte?

As campanhas por e-mail ajudam a promover produtos e serviços, enviando mensagens diretamente para os consumidores. A marca promove uma comunicação que faz com que o cliente se interesse pelos produtos.

Mas para alcançar esse resultado, é muito importante se atentar a alguns detalhes e investir nas seguintes práticas:

Determinar um objetivo

A primeira coisa que a empresa precisa definir é o que ela deseja alcançar com sua estratégia de e-mail marketing, e existem muitas coisas que podem ser alcançadas, como aumentar o número de cadastros, conquistar participantes em um evento e gerar leads.

O tipo de campanha que será trabalhada pela companhia vai depender do objetivo que ela quer alcançar, por isso, basta encontrar aquela que mais se adapta.

Criar uma boa introdução

Uma vitrine expositora para bolos é capaz de motivar a decisão de compra e a mesma coisa acontece com o e-mail marketing. A marca deve criar uma mensagem que seja capaz de induzir a abertura do e-mail.

Isso envolve técnicas de escrita que estimulam a curiosidade do leitor, além de ser muito importante evitar mensagens automáticas que tornam o processo muito robótico e fazem os usuários perderem o interesse.

Existem vários ganchos que podem ser usados pelas empresas e que chamam a atenção das pessoas, como:

  • Mensagem de aniversário;
  • Download de material;
  • Promoções;
  • Brindes.

A companhia também pode trabalhar curiosidades sobre sua marca e que quase ninguém sabe, assim como uma empresa de controlador de acesso noturno pode trabalhar especificamente uma dor ou desejo que consegue resolver.

Usar uma linguagem adequada

É muito importante compreender a maneira como o público se comunica porque isso facilita na hora de construir uma relação mais próxima e humana com a audiência.

Todo e qualquer material precisa usar uma linguagem alinhada ao estilo do público porque assim as pessoas se sentem mais próximas da marca.

Trabalhar assuntos chamativos

Um e-mail que converte possui headline chamativa, ou seja, alguma coisa capaz de chamar a atenção do leitor desde o início e que faça ele abrir a mensagem.

É necessário captar a atenção das pessoas em até 3 segundos, e a melhor forma de fazer isso é usar assuntos rápidos.

Outra boa opção é usar frases curtas porque as frases muito longas geram desinteresse, por conta da sobrecarga de informação. Além disso, também podem ser cortadas pelo aplicativo de e-mail.

Para não errar no tamanho, o ideal é usar entre 6 e 10 palavras porque isso melhora o desempenho na hora de reter o leitor.

Como fazer uma boa campanha?

Um fabricante de bateria para caminhão 150 amperes precisa criar uma boa campanha de e-mail marketing, e algumas formas de fazer isso são:

Escolher uma boa ferramenta

Fazer e-mail marketing sem uma ferramenta de automação é praticamente impossível, e o sistema escolhido pelo negócio precisa ser capaz de segmentar os contatos, usar campos personalizados, permitir edição de modelos e oferecer opções de automação.

Também é interessante buscar algo que ofereça suporte para as questões técnicas e que ensine a melhor forma de usar o recurso.

Segmentar a lista de e-mails

Os leads se encontram em momentos diferentes do funil de vendas, por essa razão, as mensagens enviadas devem estar de acordo com as etapas correspondentes.

A marca pode segmentar as listas por interesse, etapa atual no funil, entre outras possibilidades, considerando informações relevantes.

Definir o formato da campanha

Uma campanha de brindes corporativos criativos é diferente de outra que visa a distribuição de brindes para os clientes, portanto, assumem formatos distintos. Com o e-mail é a mesma coisa.

Essa campanha precisa de um formato específico e para escolher, primeiro é fundamental saber qual é o objetivo da mensagem enviada.

A companhia pode mandar uma newsletter com os últimos artigos de seu blog, falar sobre promoções, enviar e-mails sazonais, parabenizar o contato pelo aniversário, entre outras possibilidades.

Ao ter uma meta específica em mente, fica muito mais fácil decidir o formato da campanha e tornar o processo muito mais assertivo para converter.

Como ser criativo no e-mail?

Mesmo que a campanha seja muito bem planejada, a criatividade também é muito importante. Para isso, uma boa dica é estudar muito bem a persona da marca, considerando o tipo de linguagem que ela usa.

Outro ponto fundamental é considerar como as ideias se comunicam com a imagem do negócio, e se mesmo assim for viável colocá-las em prática, conhecer a persona será a base para que tudo isso funcione.

Uma fábrica de molde para injeção de borracha precisa criar assuntos chamativos e compreender a performance deles.

Os profissionais de e-mail marketing podem se sentir frustrados quando percebem que a taxa de abertura do conteúdo foi muito baixa. Isso pode acontecer mesmo quando o material é muito bom e a companhia segue um calendário editorial.

Os assuntos chamativos são a melhor forma de aumentar a taxa de abertura, então é interessante assinar newsletter de outras plataformas que sejam interessantes para a persona do negócio para saber os anúncios que elas usam.

Os clientes também estão mais suscetíveis em certas épocas do ano e costumam se interessar por ações especiais feitas pelas empresas.

Datas comemorativas como Páscoa, Black Friday, Dia das Mães, Natal e Ano-Novo são alguns exemplos de verdadeiras oportunidades que podem ser usadas no e-mail marketing.

Uma empresa de automação de portão residencial pode simplesmente inovar para enviar mensagens em datas diferentes, mas que estejam relacionadas ao seu negócio.

Como criar e-mails automáticos?

Para criar um e-mail automático, usando a ferramenta do Hubspot, basta acessar a seção marketing, logo em seguida e-mail, e no canto superior direito clicar na opção “criar e-mail”.

Na caixa de diálogo, o usuário deve selecionar a opção “automatizado”, em seguida deve selecionar um modelo e na caixa de diálogo inserir nome no e-mail e depois clicar em “criar e-mail”.

Se a marca quiser inserir toques de personalização de negócio, a mensagem só poderá ser usada em fluxos de trabalho ou ticket. O toque de personalização de contato e empresa pode ser usado em qualquer fluxo.

Depois, um revendedor de açaí vai redigir e configurar o e-mail, clicando no guia “enviando”. A marca pode excluir contatos de baixo engajamento, clicando na caixa de seleção “não enviar para contatos não engajados”.

Os negócios que possuem uma conta do Marketing Hub Enterprise possuem limite de frequência de envio por padrão, algo que ajuda a evitar a sobrecarga na caixa de entrada dos contatos.

Mas se a companhia quiser desativar essa configuração, basta desmarcar a seleção “aplicar limite de frequência de envio”. Em seguida, no campo superior direito, pode clicar em “revisar e publicar”.

Também é possível criar e-mail automatizado simples usando o editor de fluxo de trabalho, pois eles possuem uma aparência básica que pode ser personalizada no editor do e-mail.

Um fabricante de troféu em acrílico para personalizar deve navegar na aba “automação” e em seguida em “fluxos de trabalho”.

Basta clicar no fluxo de trabalho existente ou criar um fluxo, clicando no ícone “+ plus” para adicionar uma ação de fluxo, depois, no painel direito, basta selecionar a opção “enviar e-mail”.

Considerações finais

O e-mail marketing é uma estratégia muito importante para qualquer tipo de negócio porque estabelece uma relação muito mais próxima e íntima com os consumidores.

Para criar mensagens criativas e que estejam de acordo com os interesses e características da persona, basta seguir as dicas deste conteúdo e investir em uma boa ferramenta de automação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Olá, eu sou a Luiza Fecker

Sou desenvolvedora e web designer, e trabalho fazendo o que amo! 🖤 Por aqui procuro repassar o meu conhecimento e deixar os conteúdos mais interessantes e úteis relacionados a designer, tecnologia e posicionamento digital sempre com muitas novidades, para você conhecer melhor esse novo mundo digital. 

Nossos Serviços

Artigos Recentes

E-book: Posicionamento Digital

Descubra como um site é a chave para o seu sucesso online